Politicas, Processos e Práticas
Maria Palmira Alves
José Carlos Morgado
Dezembro 2012
ISBN: 978-989-8557-11-7
Coleção: Praticum - Coleção de Ciências da Educação
PVP: € 24.80
No campo da educação, a avaliação tem vindo a
adquirir uma significativa centralidade tanto ao nível dos discursos quanto das
práticas, podendo assumir-se como objeto de ambições emancipatórias dos
sujeitos e das comunidades ou como mecanismo de conformidade e reprodução. De
facto, a avaliação tem sido intersetada por mandatos diversos e até mesmo
antagónicos, resultando frequentemente num ideal, como solução para todos os
problemas com que os sistemas de educação e formação se deparam.
Num
tempo em que o estatuto da educação e da escola está profundamente
reconfigurado, fruto das persistentes mudanças que perpassam o edifício
legislativo, e mesmo o social, é notório o predomínio das lógicas da eficácia,
eficiência e performatividade sobre as lógicas humanista e emancipatória que
deviam nortear as práticas de educação e formação, o que nos compele a refletir
sobre as implicações do primado da racionalidade positivista sobre o primado
da racionalidade crítica na avaliação.
Envolvendo
distintas perspetivas e diferentes olhares, esta obra enquadra-se nessa
reflexão e pretende contribuir para que a avaliação se configure num espaço
privilegiado de produção de novas formas de pensar e de agir em educação, logo
num esteio de dialogicidade. Para concretizar tais propósitos, e sem qualquer
pretensão de esgotar esta problemática, a obra integra um conjunto de textos
que (re)interrogam a atividade avaliativa, quer no que se refere às políticas,
quer aos processos, quer, ainda, às práticas de educação e formação.
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