Ana Amélia Carvalho
Cristina Almeida Aguiar
Novembro de 2010
ISBN: 978-989-96086-4-1
Colecção: Practicum – Colecção de Ciências da Educação
PVP € 22.10
Os podcasts são um dos recursos da Web 2.0 que têm muitas potencialidades no ensino, quer na vertente de produtos online que podem ser explorados em contexto educativo, quer os criados pelo professor ou pelos alunos com finalidades variadas.
Dadas as potencialidades dos podcasts, rapidamente surgiram outros formatos para além do áudio. A combinação de imagem e áudio, os enhanced podcasts, constituem um importante recurso para apresentar explicações sobre um esquema, uma tabela periódica ou mesmo para disponibilizar uma apresentação. O vídeo também ganhou rapidamente popularidade, podendo os vodcasts ser utilizados para visualizar um desastre ambiental, uma experiência laboratorial ou um debate, entre outras possibilidades onde a imagem pode constituir uma mais-valia na aprendizagem. Os screencasts, que captam a informação que está a ser processada num ecrã de computador, constituem por sua vez uma excelente forma para criar tutoriais sobre software, entre outros exemplos.
Nesta obra colaboraram professores e educadores dos diferentes níveis de ensino, que reportam as suas experiências ao nível da utilização e exploração do podcasting em diferentes cenários e para diversos fins pedagógicos. Cada capítulo pode constituir um motivo de inspiração para quem sente necessidade de adaptar as suas práticas à geração Net, à Web 2.0 ou pretenda realizar investigação nesta área.
Sem comentários:
Enviar um comentário